Alimentação saudável · Dicas · Na cozinha

Dossiê do Sal: Por que é visto como o vilão?

O cloreto de sódio, ou popularmente chamado de sal de cozinha, é formado pela ligação iônica entre o sódio e o cloro. Todo mundo sabe dos malefícios dele na alimentação, não é? Principalmente para as pessoas com hipertensão, problemas cardíacos e renais. Para aquelas que querem perder peso também, já que o sódio pode reter liquido, deixando aquela sensação de inchaço.
Mas ele não é totalmente vilão, já ouviu a expressão: “tudo em excesso faz mal?” adooooro falar isso hahaha e é totalmente verdade. O sódio em excesso faz mal mesmo e pode gerar muitas complicações como citei acima e entre outras, mas ele pode ser muito benéfico para o funcionamento do nosso corpo, já que é um mineral importante e um responsável pelo funcionamento hídrico do organismo.

Tá aí: o excesso é que faz mal. Grande parte dos brasileiros consomem em torno de 10g de sal por dia (baseado em alguns estudos) e o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 5g diárias para um adulto saudável e 1g-3g para um que possua hipertensão arterial. Mas por que exageramos tanto?
Ok, uma comida bem temperada é a melhor coisa e o sal cumpre bem esse papel, mas há muuuitas alternativas como reduzir a quantidade de sal nas receitas e/ou usar outros temperos e etc. Gosto de temperar peixes com alho, cebola e limão e vai por mim: nem sinto falta do bonito. 😉
Um grande problema, e arrisco dizer que o maior de todos, são os produtos industrializados e também a comida que comemos fora de casa. Já parou para ler as informações nutricionais no rótulo de um produto? E quantidade de sódio nos refrigerantes lights e zero? assusta! Imagina aquela comidinha gostosa de um restaurante? Não tem algumas em que você sente a comida salgada demais? e o sal nas porções de batatinha frita em quiosques de praia?

Foto: site Brasil Escola
Foto: site Brasil Escola

Ahh uma curiosidade legal que descobri na viagem que fiz ao Uruguai em julho do ano passado, é que o ex presidente José Mujica (admiro muito sua política) adotou uma medida que retira o sal nos alimentos servidos nos restaurantes do país. Claro que se você quiser é só pedir que eles trazem o saleiro. A comida vem realmente sem sal, no começo estranhamos já que não estamos acostumados aqui no Brasil com isso, mas como eu e minha família reduzimos muuito a ingestão de sal, acabamos adorando a ideia adotada no país.

Pois é, quem disse que se alimentar de maneira adequada é fácil? É todo um processo ao qual temos que adaptar fatores de nossa rotina e como vimos, consumir a quantidade adequada de sal é de extrema importância e isso é possível sim. O resultado desse esforço? O essencial para a  sua vida: a saúde!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s